top of page

Você NÃO pode fazer o que quer!


ree

Chamou sua atenção esse título? Qual emoção sentiu no momento em que leu? Se ficou indignado, sentiu raiva, questionou por algum motivo, provavelmente, tem dificuldade em receber limites. A parte boa em ter essa dificuldade é você ser, possivelmente, uma pessoa persistente, que vai à luta para conquistar o que quer. A parte ruim é que nem tudo que se deseja é permitido ter ou fazer. E, quando esse limite aparece, provavelmente seu nível de frustração é enorme!

Se você costuma falar: Tudo que eu quero eu consigo! É sinal de que valoriza sua força e competência. Mas, e quando não consegue, como se sente, qual frase vem à sua cabeça? Acha-se fracassado, incompetente, coloca a culpa em alguém... Qual emoção surge e por quanto tempo você fica remoendo o limite que a vida lhe deu?


Isso acontece por conta de uma rigidez. É "Eu consigo tudo que quero" ou "Sou um fracassado por não ter conseguido". Já pensou na possibilidade de falar – Eu tentei, mas, dessa vez, não foi possível! –, reconhecendo seu esforço, mas sabendo que, às vezes, não é possível conseguir tudo que se quer?


Encontrar flexibilidade entre suas vontades e as limitações que lhe são impostas fará com que se frustre menos. Ter a consciência de que, às vezes, o NÃO que a vida lhe dá é para lhe mostrar que existem outras possibilidades, outros caminhos para construir o que você quer, ou, até mesmo, que a opção que você achava que era a melhor naquele momento, nem sempre o é.


Através do NÃO que você recebeu, antes de começar a se culpar ou culpar alguém, amplie seu olhar e tente entender qual foi o significado desse não, se existem alternativas para conquistar o que quer ou se o melhor é não seguir por esse caminho.


O não, às vezes, é uma proteção. Pense nisso!


Tatiana Auler

Terapeuta


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um Pouco de Poesia...


Entregando os pontos


Hei de encontrar um jeito

De tornar quase perfeito

Esse meu defeito.


Insônia é uma distorção,

Quase uma aberração,

Fazendo em mim habitação.


Se ela está em mim,

Não há como ter fim,

Mas aproveitar sim.


Lutar é pior.

O jeito é aceitar.

Ela leva a melhor:

Vejo outro dia raiar!


Edna Farias

Professora de Português/Literatura

Revisora de textos

Aprendiz de poeta

Comentários


bottom of page